Vai escolher o seu novo Lar? Tenha atenção à orientação da Luz Solar.

O Sol e a orientação da sua casa,  como e quanto é que o sol nos “dá”? 

Contamos-lhe como deve escolher a sua futura casa, de acordo com a orientação e tendo também em conta o seu estilo de vida.

Quanta luz solar recebe cada orientação?

NORTE: O sol só brilha no verão, de manhã cedo e ao fim da tarde. No resto do ano, não se desfruta dos raios solares, mas pode-se ter uma casa razoavelmente luminosa se houver o reflexo de outro edifício ou um espaço muito aberto. Esta orientação é recomendável se a zona de residência for muito quente durante uma boa parte do ano.

NORDESTE: No inverno, não recebe a luz do sol. No resto do ano, esta incidirá aproximadamente até ao meio-dia.

ORIENTE: Recebe luz solar quase todo o ano, desde o nascer do sol até ao meio-dia. Com esta orientação, começa-se o dia com uma casa ensolarada. É uma orientação recomendada para casas em zonas quentes.

SUL ORIENTE: No inverno, recebe luz solar desde antes do meio-dia até uma boa parte da tarde. No resto do ano, esta faixa horária é reduzida. Esta orientação é ideal, uma vez que aquece a casa no inverno e, no verão, com o sol “mais alto”, o calor é mais suportável.

SUL: O sol incide todo o dia no inverno, primavera e outono. No verão, a casa apenas receberá sol nas horas centrais do dia, quando está mais quente. Altamente recomendado para áreas que são bastante frias a maior parte do ano.

SUDESTE: No inverno, ilumina boa parte do dia. No resto do ano, desde o meio-dia até ao pôr do sol.

OESTE: A casa tem luz solar quase todo o ano, do meio-dia ao pôr do sol. Orientação recomendada para climas “frios”, embora, pelo contrário, no verão se “sofra” até ao último raio de sol.

NOROESTE: No inverno, haverá um pouco de sol disponível no final da tarde. No resto das estações, da tarde ao pôr do sol.

Se a sua casa tem várias fachadas, tenha em mente que pode calcular a luz solar que esta recebe durante o dia. Qual é o seu caso específico?

Uma orientação Este permitir-lhe-á ter uma casa solarenga no início do dia, o que ajudará a começar o dia em melhores condições.

Pelo contrário, uma orientação Oeste proporcionar-lhe-á uma casa solarenga e acolhedora para o inverno.

Podem existir muitos mais critérios, por isso cabe-lhe a si escolher como combinar e adequar o seu estilo de vida e orientação solar.

Sem esquecer que deve ter atenção à exposição e colocação de alguns equipamentos como  frigorifico que merecem cuidados especiais, por exemplo proteção através da colocação de estores adequados.

Tire o máximo partido do “Astro Rei”… é grátis!

Os comentários estão fechados.

top